Produção de grandes fotógrafos é tema de exposição no MAB-FAAP

5th abril 2017   ·   0 Comments

Mario Testino, Bob Wolferson, Klaus Mittledorf são alguns dos fotógrafos prestigiados pela exposição que exalta a importância dos retratos nas artes

A fotografia está em todos os lugares atualmente, mas poucas vezes são vistas como um trabalho artístico quando estão fora dos museus. Enaltecendo uma das formas mais antigas de expressão – os retratos – o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) realizará uma exposição homenageando grandes fotógrafos como J. R. Duran, Mario Testino, Bob Wolfenson, Pierre Verger, Klaus Mittledorf e muitos outros que fazem parte do acervo da fundação. A exposição abre na próxima segunda-feira (10) e tem entrada gratuita.

Exposição sobre importância dos retratos homenageia grandes fotógrafos como Klaus Mittledorf no MAB-FAAP

Exposição sobre importância dos retratos homenageia grandes fotógrafos como Klaus Mittledorf no MAB-FAAP

Foto: Divulgação/FAAP

Os retratos

Com a curadoria do professor Rubens Fernandes Junior, a FAAP irá apresentar cerca de 90 trabalhos de grandes fotógrafos brasileiros e internacionais que fazem parte da coleção da faculdade. “O retrato é o primeiro território da fotografia consolidado ao longo dos mais de 170 anos de história. Com este recorte, será possível atestar as diversas mudanças tecnológicas pelas quais passou a fotografia e a série de procedimentos técnicos que alterou profundamente os métodos e os estilos de representação”, diz o curador sobre a escolha do tema que sempre foi caro ao universo das artes visuais e, na fotografia, encontrou um novo expoente.

Bob Wolfenson (São Paulo%2C SP 1954)%2C

Para abrigar a complexidade o assunto, a mostra será dividida em cinco grupos menores que trabalharão com temas específicos: Clássicos, que trará fotógrafos icônicos do ramo, Moda, Cultura Pop, Artes Visuais e Grupos. Cada área se dedicará a explorar a fundo a forma como a fotografia aborda cada uma das temáticas individuais, porém sempre pautadas com base nos retratos, ponto central da mostra. Vários dos artistas participantes da exposição, como Erwin Blumenfeld, Bob Gruen, Klaus Mitteldorf e outros já foram tema de exposições individuais no local.

Informações

“Retrato – Território da Fotografia” acontecerá entre os dias 10 de abril e 4 de junho no MAB-FAPP, e contará com fotógrafos de renome internacional, tais como Horst P. Horst, Klaus Mitteldorf, Bob Wolferson e Mario Testino. A entrada é gratuita e o museu fica aberto às segundas, quartas, quintas e sextas e os finais de semana.

Readers Comments (0)