‘Dos quadrinhos para o cinema’, Os 25 melhores filmes de heróis já feitos

28th abril 2017   ·   0 Comments

Filmes baseados em quadrinhos dominam as salas de cinema e “Guardiões da Galáxia Vol. 2” é o mais recente exemplar a tomar os multiplexes de assalto. É um gênero à parte, listamos as melhores. Títulos como “Batman”, “X-Men” e “Capitão América” lideram a lista dos melhores de todos os tempos

Os filmes de super-heróis se tornaram um fenômeno do cinema nos últimos anos – embora várias adaptações de histórias em quadrinhos já fossem feitas muito anos. No meio de tantos lançamentos com os mais diversos estilos de produção, listamos 25 filmes do gênero que se destacam pela sua qualidade, pela inovação que trouxeram no segmento ou por apresentar personagens já conhecidos de uma forma totalmente nova.

“Batman: O Cavaleiro das Trevas”

Os melhores filmes de super-heróis%3A''Batman%3A O Cavaleiro das Trevas''

Os melhores filmes de super-heróis:”Batman: O Cavaleiro das Trevas”

Foto: Divulgação

Dirigido por Christopher Nolan, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, lançado em 2008, levou os filmes de super-heróis para um novo patamar de qualidade. Baseado nas histórias de “A Piada Mortal”, um dos quadrinhos mais icônicos do personagem, e “O Longo Dia das Bruxas”, o filme extrapolou as expectativas de um filme de ação e foi indicado em oito categorias do Oscar – sendo que venceu em duas. A atuação brilhante de Heath Ledger no papel do Coringa consagrou o ator e aumentou a popularidade do vilão, transformando-o em uma verdadeira lenda do gênero.

“Logan”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Logan''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Logan”

Foto: Divulgação

“Logan” um dos sucessos do cinema em 2017, já tem potencial para ser tão significativo quanto “O Cavaleiro das Trevas” foi há nove anos. Encerrando a participação de Hugh Jackman como Wolverine nos cinemas, o filme mostra a decadência do personagem e um universo em que os mutantes já foram praticamente extintos. Completamente entregue ao seu destino, Logan se reergue depois de conhecer Laura, uma jovem mutante fruto de testes governamentais. O longa dirigido por James Mangold pode criar um novo rumo para os filmes de super-heróis daqui para frente.

“Homem de Ferro”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Homem de Ferro''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Homem de Ferro”

Foto: Divulgação

Sucesso imenso em todas as partes, “Homem de Ferro” introduziu o excêntrico Tony Stark no universo dos heróis do cinema. Diferentemente de muitos, Tony não nasceu um super-herói, mas tornou-se um a partir de sua inteligência e de sua fortuna imensurável. “Homem de Ferro” conquistou o público não apenas pelas qualidades técnicas do filme, mas por apresentar um personagem com caráter humano, com falhas e, acima de tudo, humano – e foi isso que fez com que as pessoas se relacionassem com Tony Stark, fazendo com que ele virasse um dos super-heróis mais representativos do cinema.

“X-Men: Primeira Classe”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''X-Men%3A Primeira Classe''

Os melhores filmes de super-heróis: ”X-Men: Primeira Classe”

Foto: Divulgação

A saga dos “X-Men” já era muito popular quando “X-Men: Primeira Classe” foi anunciado. Um filme arriscado por trazer atores diferentes dos que já estavam consagrados nos principais papeis da história, o título foi muito bem sucedido e conseguiu não somente apresentar as origens do grupo dos “X-Men” para o público, mas se manter fiel à temporalidade. “X-Men: Primeira Classe” mostra os jovens Professor Xavier e Magneto em sua busca por reunir mutantes e conquistar a união entre eles e as pessoas normais.

“Capitão América: Guerra Civil”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''capitão América%3A Guerra Civil''

Os melhores filmes de super-heróis: ”capitão América: Guerra Civil”

Foto: Divulgação

Indo além dos clichês de filmes baseados em heróis dos quadrinhos, “Capitão América: Guerra Civil” mergulha completamente do universo cinematográfico e mostra uma mesma equipe divida por questões ideológicas que transforma antigos aliados em rivais.

A civilização está completamente destruída depois de ser palco para inúmeras batalhas e agora o time dos Vingadores precisa escolher um lado: continuar lutando e causando sofrimento para as pessoas para extinguir o mal por completo ou tentar se reerguer do caos. Um dos pontos do filme talvez seja mostrar a fragilidade ideológica envolvida nessa “guerra”, pois é difícil delinear os objetivos exatos de cada lado.

“Batman” (1989)

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Batman''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Batman”

Foto: Divulgação

“Batman” é uma lenda do cinema – e não seria para menos. Dirigido por Tim Burton, com Jack Nicholson no papel de Coringa, Michael Keaton como Batman e com a trilha sonora do cantor Prince, o filme mostra o início da luta do morcego por justiça em Gotham. Sem grandes efeitos especiais, o longa é um clássico das adaptações de heróis para o cinema e é até hoje lembrado como um dos melhores do gênero.

“Superman” (1978)

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Superman''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Superman”

Foto: Divulgação

“O que é aquilo voando no céu? Um pássaro? Um Avião?” O “Superman”, um grandes sucessos e mais clássico dos filmes de heróis de todos os tempos. O filme conta a história do Super-homem, um “órfão alien”, como diz a sinopse, é deixado na terra e por aqui se tornar o “primeiro e maior” herói de todos os tempos.

Várias cenas do longa ganharam o imaginário popular e, mesmo quase 40 anos após seu lançamento, ainda são referências unânimes do cinema, exploradas frequentemente pela cultura pop. Ainda que alguém nunca tenha assistido o filme, com certeza conheça as cenas emblemáticas.

“Deadpool”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Deadpool''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Deadpool”

Foto: Divulgação

“Deadpool” foi um filme que deu muito que falar quando chegou aos cinemas. O anti-herói mais cômico dos quadrinhos teve sua história – finalmente – transformada em um filme e que superou as expectativas de quem estava aguardado seu lançamento. Provando que esse tipo de personagem não é coisa apenas de criança, o longa foi classificado como impróprio para menores de idade por seu conteúdo fortemente violento, piadas nada “politicamente corretas” e muitas referências sexuais. A combinação desses elementos deu muito certo e provou que esse tipo de produção pode sim apostar em audiências mais maduras e se jogar no humor mais “pesado”.

“Homem-Aranha”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Homem-Aranha''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Homem-Aranha”

Foto: Divulgação

Quem diria que o filme de um jovem tímido picado por uma aranha seria um dos filmes de super-heróis que mais se destacaram nos últimos tempos? “Homem-Aranha” é a mistura mais improvável de características de um herói – de acordo com Stan Lee, criador do personagem, Peter Parker foi inspirado nele mesmo quando jovem – mas que se provou um sucesso. O primeiro filme da sequência mostra desde o incidente sofrido por Peter Parker que o daria superpoderes até sua jornada para tornar-se um super-herói. Um dos fatores que ganhou o público foi, possivelmente, a ingenuidade do protagonista.

“Homem-Aranha 2”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Homem-Aranha 2''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Homem-Aranha 2”

Foto: Divulgação

Repetindo a dose do primeiro, “Homem-Aranha 2” acompanha mais uma vez os dramas de Peter Parker que, antes de ser um herói, precisa lutar contra a maré de azar que assola sua vida pessoal – Mary Jane, amor de sua vida, irá se casar com outro, suas vida acadêmica está perdida e seu emprego está por um fio. Ele deixa o “Homem-Aranha” de lado, mas uma super-vilão o faz voltar à ação e viver mais uma vez as emoções de combater os crimes. A produtora conseguiu acertar em cheio duas vezes e “Homem-Aranha 2” teve tanto sucesso quanto seu antecessor.

“X-Men 2”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''X-Men 2''

Os melhores filmes de super-heróis:”X-Men 2”

Foto: Divulgação

Continuando a saga dos poderosos mutantes, “X-Men 2” se provou tão promissor quanto o seu primeiro: se apoiando em elementos da ficção científica, mas ainda com uma grande ligação com a série de quadrinhos, a produção é, até hoje, uma das mais impressionantes do universo dos heróis. Explorando os X-Men como um grupo, a sequência da franquia retrata a caçada aos mutantes pelo governo e o preconceito que eles sofrem da população em geral, precisando lutar para sobreviver à extinção.

“Guardiões da Galáxia”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Guardiões da Galáxia''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Guardiões da Galáxia”

Foto: Divulgação

Baseado em um quadrinho quase desconhecido, “Guardiões da Galáxia” conseguiu criar um filme que balanceava ação e humor sem exagerar demais em nenhum dos lados. Ambientado em outro ponto do universo, um grupo de criminosos se junta para encarar uma missão intergaláctica. “Groot”, um alienígena humanoide meio árvore, se tornou uma sensação entre o público do longa. Os efeitos e a caracterização dos povos de outros planetas é um dos pontos altos do filme de aventura espacial.

“Hellboy”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Hellboy''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Hellboy”

Foto: Divulgação

Um demônio que é conjurado por oficiais nazista no final da Segunda Guerra Mundial originou um herói – ou anti-herói – um pouco incomum. “Hellboy” é uma adaptação do diretor Guillermo del Toro que conseguiu traduzir a atmosfera do personagem que nasceu nas profundezas do inferno, mas, depois de crescer sob a tutela de um professor, decidiu usar sua força para trabalhar a favor da humanidade, ainda que ainda lute internamente com sua natureza maldita.

“Doutor Estranho”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Doutor Estranho''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Doutor Estranho”

Foto: Divulgação

“Doutor Estranho” convida o público a uma viagem psicodélica repleta de misticismo. Doutor Estranho é um médico que sofre um acidente e na tentativa de recuperar sua vida se junta a um grupo de pessoas que, a partir da espiritualidade, conseguem acessar uma gama de poderes e magias – e é assim que o médico se transforma em um super-herói que irá resgatar a humanidade de entidades poderosas que querem destruir o planeta. Apesar da história não ser tão chamativa, são os efeitos especiais de tirar o fôlego que fazem “Doutor Estranho” ser um ótimo filme.

“Vingadores”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Vingadores''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Vingadores”

Foto: Divulgação

O que pode ser melhor do que um filme com um super-herói? Um filme com seis super-heróis juntos lutando para salvar a humanidade do terrível plano do vilão Loki – que acabou sendo o maior destaque filme. Depois dos filmes dos personagens separados terem um grande sucesso, era certo um juntá-los em uma superprodução seria uma aposta certeira. “Vingadores” reúne alguns dos heróis mais marcantes da Marvel: Thor, Homem de Ferro, Capitão América e o Hulk são os principais que integram esse time poderoso. A produção foi feita para agradar comercialmente, mas isso não tira seu mérito como filme de ação muito bem produzido.

“Watchmen”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Watchmen''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Watchmen”

Foto: Divulgação

Escrito por Alan Moore, “Watchmen” é um dos quadrinhos mais notáveis da DC Comics e sua adaptação para o cinema foi feita para quem já é “iniciado” no assunto. As cenas, falas e ações dos desenhos foram levadas ao pé da letra no filme – e isso pode torna-lo lento para quem não está familiarizado com a trama, entretanto o trabalho de traduzir as páginas da novela gráfica para o cinema se destaca. O universo dos heróis decadentes de “Watchmen” é recriado exatamente como foi idealizado pelo escritor na década de 1980.

“Os Incríveis”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Os Incríveis''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Os Incríveis”

Foto: Divulgação

Saindo do universo com atores de carne e osso, “Os Incríveis” conseguiu reunir todas as características dos filmes de heróis e rir de alguns clichês como os trajes extravagantes utilizados pelos personagens do gênero. Uma família em que os pais são super-heróis aposentados, mas que tentam se livrar a todo custo desse universo de repente se encontra no meio de um esquema planejado por um vilão que quer destruí-los. As mensagens típicas de filmes infantis – como valores morais, união, dentre outros – estão presentar na animação, mas isso não faz com que ela deixe de ser um ótimo entretenimento para adultos e crianças. Desde que “Os Incríveis” foi lançado em 2004, o público pede por uma continuação da história que cativou plateias de todas as idades ao redor do mundo – e somente 14 anos depois o pedido seria atendido e o longa deve sair em 2018.

“Homem de Ferro 2”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Homem de Ferro 2''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Homem de Ferro 2”

Foto: Divulgação

Dificilmente uma continuação consegue ser tão boa quanto o original, mas “Homem de Ferro 2” realiza a tarefa sem dificuldades. O truque pode estar no fato da continuidade da história se manter. Agora que o mundo sabe que Tony Stark é o Homem de Ferro, Tony precisa conciliar todos os lados de sua vida. Um vilão consegue desvendar a tecnologia por trás de sua armadura começa a trabalhar para o governo, um ataque que ameaça civis é colocado em ação e Tony precisa combater fogo com fogo – ou seja, lutar contra a tecnologia criada por ele mesmo.

“Capitão América: O Soldado Invernal”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Capitão América%3A O Soldado Invernal''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Capitão América: O Soldado Invernal”

Foto: Divulgação

O filme “Capitão América: O Soldado Invernal” recorreu à uma saída inteligente para criar uma história de um personagem que não tem quase nenhuma ligação com o universo ao redor: o herói ficou em animação suspensa durante décadas e só foi “acordado” novamente no cenário contemporâneo. O segundo filme solo do Capitão América utiliza essa característica da biografia do personagem para apresentar um personagem de seu passado, Bucky Barnes, que agora volta como vilão matador que apresenta risco para a humanidade. O filme consegue ser atual e, simultaneamente, aproveita o contexto original do personagem.

“Big Hero 6”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Big Hero 6''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Big Hero 6”

Foto: Divulgação

Apesar de “Os Incríveis” ser a primeira animação de super-heróis da Disney, “Big Hero 6” foi o primeiro a sair com o selo da Marvel quando uma empresa foi comprada pela outra. Voltado para o público infantil, o filme tem um tom mais futurista e um grupo de amigos se tornam super-heróis depois de um deles conseguir armaduras para todos – algo similar à história do “Homem de Ferro”, em que nenhum deles tem poderes, mas o adquirem pela tecnologia. Durante os créditos Stan Lee até faz a sua tradicional participação surpresa como em todos os filmes da Marvel.

“Hellboy 2 – O Exército Dourado”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Hellboy 2 - O Exército Dourado''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Hellboy 2 – O Exército Dourado”

Foto: Divulgação

A continuação de “Hellboy” mostra uma história totalmente diferente da primeira, mas não menos impressionante. Depois de criar um de seus filmes mais notáveis, “O Labirinto do Fauno”, Guillermo del Toro invocou diversas criaturas fantásticas e um mundo paralelo na sequência do anti-herói demoníaco. Uma civilização perdida quer se vingar da humanidade e o grupo secreto do qual Hellboy faz parte é designado para impedi-la de liberar seu exército e causar devastação.

“Blade II”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Blade II''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Blade II”

Foto: Divulgação

Na primeira leva de grandes adaptações de quadrinhos para o cinema, “Blade II” é a continuação da história do vampiro Blade das histórias da Marvel. Dirigido por Guillermo del Toro o longa mostra um impasse moral para o protagonista que viveu para proteger a raça humana, mas agora, frente à uma epidemia de um vírus que criou uma espécie selvagem de ameaçadora de criaturas, precisa se juntar ao clã de vampiros que, no passado, queriam exterminá-lo. O filme se destaca principalmente pelas suas cenas de ação e pela ambientação da atmosfera sombria e de tensão em que a história acontece. Críticos apontam que, apesar das qualidades, os personagens poderiam ter mais desenvolvimento psicológico.

“Batman: O Retorno”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Batman%3A O Retorno''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Batman: O Retorno”

Foto: Divulgação

Dirigir uma continuação de grande sucesso como foi “Batman” em 1989 pode ser um desafio, mas Tim Burton conseguiu acertar um raio duas vezes no mesmo lugar: “Batman: O Retorno” conseguiu ser tão bem sucedido quando o primeiro. Deixando o Coringa de lado, Burton apresentou a Mulher Gato e o vilão Pinguim para o público. No longa um rico empresário se alia ao personagem de Danny DeVito para dominar a cidade de Gotham e o herói mascarado precisou enfrentar a ameaça para proteger seu território. A habilidade de Burton de criar um universo obscuro e ao mesmo tempo envolvente fez com que a produção entrasse para a história dos filmes de super-heróis.

“Capitão América: O Primeiro Vingador”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Capitão América%3A O Primeiro Vingador''

Os melhores filmes de super-heróis:”Capitão América: O Primeiro Vingador”

Foto: Divulgação

Como é feito um super-herói? “Capitão América: O Primeiro Vingador” responde essa questão com um ótimo filme que, mesmo cheio de ação no estilo dos quadrinhos, mantém a atmosfera “retro” e é fiel, dentro dos limites da ficção, à época em que a história aconteceu. Durante os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, o governo americano tem um projeto para criar um “super soldado” e para isso recruta voluntários. Steve Rogers é o escolhido para receber uma dose da droga que o transformaria em um super-herói e, assim, após o sucesso do procedimento, ele entra em combate para defender seu país do inimigo.

“Batman Begins”

Os melhores filmes de super-heróis%3A ''Batman Begins''

Os melhores filmes de super-heróis: ”Batman Begins”

Foto: Divulgação

Deixando de lado a fórmula consagrada que Tim Burton criou para o homem morcego com elementos teatrais, como personagens caricatos que pareciam ter saído de um desenho animado, o diretor Christopher Nolan aposto em criar um Batman mais realista, com sequencias obscuras e um clima de tensão constante. A história não é original: o filme mostra como Bruce Wayne se tornou o Batman após a morte traumática de seus pais, mas “Batman Begins” trouxe uma nova abordagem da mesma narrativa já conhecida por qualquer fã de filmes de super-heróis.

Readers Comments (0)