Quase 82% dos brasileiros entre 13 e 59 anos são gamers

20th outubro 2015   ·   0 Comments

Cerca de 82% dos brasileiros com idade entre 13 e 59 anos jogam games em pelo menos um dispositivo. É o que revela o estudo Brazil Gaming 2015, realizado pelo NPD Group. Os adolescentes formam o maior público, mas é importante ressaltar que nada menos do que 65% das pessoas que têm entre 45 e 59 anos de idade também gastam seu tempo com games em alguma plataforma. De acordo com a pesquisa, o brasileiro joga 15 horas por semana, em média (esse número aumenta para 19 horas entre os teens).

Image playstation-4-picjumbo-1024x683.jpg

Grande parte dos brasileiros joga algum tipo de game, seja em console, computador ou celular (Reprodução / Picjumbo)

A preferência por plataformas – consoles, computadores e mobile – é quase que igualmente dividida entre os gamers. Em termos de dispositivos específicos, os preferidos são o PC (utilizado por 47% do público) e smartphones com Android (cerca de 38%). Em média, jogadores brasileiros utilizam 2,6 dispositivos para jogar; quando perguntados, seus preferidos são os consoles.

O estudo também revela que brasileiros não são contra pagar pela experiência: games gratuitos são os mais populares entre quem joga nas vias digitais e mobile, mas comprar jogos e conteúdo adicional é recorrente, com dois terços do público afirmando ter realizado alguma aquisição desse tipo nos últimos três meses.

O mercado formal (como lojas e sites nacionais) ainda é usado pela maior parte dos gamers, mas o mercado alternativo (como compras em lojas físicas ou online no estrangeiro, e mesmo o mercado negro) tem formado uma fatia cada vez maior no bolo.

“Claramente, o Brasil é um mercado emergente para os games, repleto de potencial para um crescimento ainda maior”, afirmou Liam Callahan, analista de indústria do NPD Group. “Entender esse mercado é crucial, conforme mercados internacionais se tornam uma parte essencial para o lançamento de qualquer produto”, disse.

Readers Comments (0)