Que Horas Ela Volta?: A escolha brasileira para o Oscar

11th setembro 2015   ·   0 Comments

Está chegando aquela época do ano em que são lançados os filmes que se preocupam um pouco menos com a bilheteria e um pouco mais com os prêmios (não necessariamente com a arte, perceba). É a temporada pré-Oscar, cujo pontapé inicial é dado com a seleção do filme nacional que será indicado pelo Ministério da Cultura para disputar o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira.

E, para a surpresa de quase ninguém, o escolhido desse ano é “Que Horas Ela Volta?”, já bastante premiado lá fora.

Image que-horas-ela-volta-int.jpg

Camila e Regina, mãe e filha no filme (Divulgação)

Isso, claro, não quer dizer que o filme está na lista final. Os finalistas da categoria só são anunciados em janeiro. Este ano, a competição está bem pesada, envolvendo os igualmente premiados “Dheepan”, da França, “Gueros”, do México, “Mustang”, da Turquia, “Son of Saul”, da Hungria, e “The Assassin”, da China. Fora algum azarão que possa aparecer de última hora.

“Que Horas Ela Volta?”, porém, vem bastante forte. Muito elogiado por críticos brasileiros e estrangeiros, já acumula prêmios de atuação para Camila Márdila e Regina Casé em Sundance, melhor filme no Festival de Amsterdã, melhor roteiro no festival de RiverRun, além dos troféus de audiência e júri no Festival de Berlim.

O filme, escrito e dirigido por Anna Muylaert, conta ainda com Michel Joelsas, Lourenço Mutarelli e Karine Teles, entre outros, no elenco, e segue em cartaz no Brasil.

Readers Comments (0)