Cuidados na gravidez depois dos 40

24th Março 2015   ·   0 Comments

Aos 46 anos, a atriz Carolina Ferraz surpreendeu muita gente ao anunciar sua segunda gravidez, em novembro de 2014. Com uma diferença de 19 anos entre uma gestação e outra, ela trouxe à tona uma dúvida de muitas mulheres: até que idade é possível engravidar?

Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, é o corpo que comanda esse prazo de validade. Basta lembrar da também atriz Solange Couto, que já tinha dois filhos, de 36 e 19 anos, pensava que estava entrando na menopausa e se surpreendeu com uma terceira gestação, aos 54 anos.

Foto: Reprodução/Globo

Normalmente, os ginecologistas recomendam que as mulheres não ultrapassem os 35 anos de idade para engravidar, porém, Mantelli afirma que não existe uma idade certa. “Gestação tardia requer cuidados especiais, pois o corpo da futura mamãe já não é mais o mesmo. A gravidez precisa ser acompanhada de perto. É preciso tomar hormônios porque o corpo dela não já não produz na mesma quantidade. Há maiores chances de aborto, hipertensão, diabetes gestacional, descolamento de placenta, má formação fetal e síndromes variadas”, afirma. Por outro lado, ele também chama atenção para outros fatores que podem ser positivos no caso de uma gravidez tardia, como a maturidade e uma melhor estabilidade financeira.

Menopausa

Sobre a menopausa, as falhas na menstruação são os primeiros sinais, acompanhados de calor e suor excessivos. Mantelli afirma que isso ocorre por causa da ovulação, que pode acontecer em alguns meses e em outros não. É preciso ficar atenta nessa fase, chamada de “estado climatério”, ou seja, a transição do período fértil para o não fértil, pois é possível engravidar, apesar das chances serem pequenas.

Sobre o método do parto, o normal pode ser escolhido, mas é importante a mãe saber que a recuperação não será igual à mulher de 20 anos. “A elasticidade da pele é diferente e a musculatura é mais frágil”, acrescenta Domingos, salientando também para um maior número de estrias. Para ele, a prática de exercícios físicos para gestantes mais velhas é altamente recomendada, pois auxilia o corpo no parto e no pós-parto, além de causar bem-estar.

Até que idade os homens podem engravidar uma mulher?

Se a faixa etária mais comum das mulheres entrarem na menopausa varia entre 45 e 55 anos, nos homens, a andropausa chega um pouco mais tarde, entre os 55 e 60. No caso deles, a paternidade ainda pode chegar, mesmo nessa idade, mesmo sendo raro. “Se ele estiver produzindo espermatozóides, mesmo que em baixa quantidade, ainda que depois dos 60 anos, ele pode ocasionar uma gestação”, alerta Mantelli.

Readers Comments (0)